Na 43º edição deste prêmio, que homenageia escritores e artistas destacados na contemporaneidade dentro deste universo da literatura, o agraciado foi o escritor japonês Haruki Murakami, escritor de obras como Crônica do Pássaro de Corda e Kafka à beira mar.
É interessante observar a riqueza literária encontrada em escritores de outras culturas, o que nos ajuda ainda mais a entender a universalidade desta "linguagem" para a civilização humana.
Abaixo, uma sinopse da obra Crônica do Pássaro de Corda de Murakami que possui tradução para o português:
Toru Okada é um jovem casado e sem filhos, que leva uma vida banal em Tóquio. Quando seu gato desaparece, ele vê seu cotidiano se transformar. A partir disso, personagens cada vez mais estranhos começam a aparecer, transformando a realidade em algo digno de sonho. Com seus fantasmas invadindo o mundo real, Toru Okada é obrigado a enfrentar os problemas que carregou consigo por toda a vida. Conjugando os elementos mais marcantes da obra de Haruki Murakami, Crônica do Pássaro de Corda fala sobre a efemeridade do amor, a maldade que permeia a sociedade moderna e o legado violento que o Japão trouxe de suas guerras.
Comments