top of page
  • Foto do escritorEOL

Hans Christian Andersen

Em 4 de agosto de 1875, falecia Hans Christian Andersen, autor dinamarquês. Embora seja um escritor prolífico de peças, relatos de viagem, romances e poemas, ele é mais lembrado por seus contos de fadas literários.


Entre os contos mais famosos - como A Pequena Sereia, Soldadinho de Chumbo - está o conto A Roupa Nova do Rei.


O conto de Andersen foi inspirado numa história encontrada no Libro de los ejemplos (ou El Conde Lucanor, 1335. Em castelhano: Exemplo XXXIIº – De lo que contesció a un rey con los burladores que fizieron el paño), uma coleção medieval espanhola de 55 contos morais de várias fontes como Esopo e outros autores clássicos e contos persas, compilados por Juan Manuel, Príncipe de Villena (1282–1348).


Andersen não conhecia o original em castelhano, mas leu a versão do conto em língua alemã intitulada "So ist der Lauf der Welt". No conto original, um rei recebe cavilosamente de tecelões um traje que seria invisível a todos menos àqueles que são filhos legítimos de seus pais presumidos. Já Andersen altera sua fonte para direccionado o foco da história para a vaidade cortesã e soberba intelectual.


Leia o conto aqui (baixar).

Hans Andersen - A Roupa Nova do Rei
.pdf
Download PDF • 7.40MB



.

4 visualizações0 comentário
bottom of page