top of page

James Joyce, autor do moderno "Ulisses"




James Joyce foi um famoso escritor irlandês. Ele nasceu em 02 de fevereiro de 1882, em Dublin. De família católica, estudou em escolas religiosas, porém, mais tarde, se tornou agnóstico. Morou na França, na Itália e na Suíça. Além de se dedicar à escrita, atuou como professor.


O autor, que morreu em 13 de janeiro de 1941, em Zurique, começou sua carreira literária como poeta simbolista, mas logo aderiu ao movimento modernista. Suas obras apresentam caráter experimental, neologismos e realismo social. Suas narrativas são marcadas pelo monólogo interior, presente em seu famoso romance Ulisses.


Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses (1922) é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Tal como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera. Para criar esse personagem rico e vibrante, Joyce misturou numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem desafiado gerações de leitores e estudiosos ao redor do mundo.

0 visualização0 comentário
bottom of page