top of page
  • Foto do escritorEOL

Nota a respeito das obras de Roald Dahl

Com sentimento de grande preocupação que, a equipe do Informativo Literário O Leitor, recebeu a notícia da decisão anunciada pela Puffin Books (Inglaterra) de modificar os originais das obras publicadas do escritor infantil Roald Dahl (1916-1990).


Os curadores das obras deste escritor, afirmam que é preciso remover os conteúdos considerados agressivos e discriminatórios, algo que segundo eles, não correspondem aos esforços de inclusão de nosso tempo.


A equipe deste informativo considera preocupante esta decisão por ser eivada de movimento ideológico político que não deveria tocar em obras originais, especialmente clássicos da literatura que fazem parte do Panteão literário mundial. Ainda consideramos esta decisão uma evidente afronta ao exercício livre do escritor que agora vê-se encurralado diante de possíveis pressões organizacionais e políticas, travando o próprio exercício da arte, que sempre elevou a cultura humana e que já produziu tantos tesouros a serem estudados como fontes originais, e não como falsificações convenientes ao tempo.


Expressamo-nos por entender que, qualquer tipo de cerceamento e falsificação na literatura pode sempre levar-nos a um fim indesejado.


E.OL.

10 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page